Introdução ao BRT
Introduzido ao mundo em Ottawa (Canadá) em 1973, mas tendo sua primeira implementação em Curitiba (Brasil) em 1974, o sistema de transporte de grande escala – o BRT ou Bus Rapid Transit – é um dos principais meios de locomoção do mundo.
No Brasil, ele já se tornou um modal amplamente utilizado pela população, principalmente nas grandes cidades.
Na cidade do Rio de Janeiro, ele assume um protagonismo maior ainda: depois de Curitiba, o Rio é a cidade com maior demanda diária de passageiros no BRT, gerido atualmente pela empresa pública Mobi-Rio, que começou a operar em fevereiro de 2022.
Antes disso, o sistema foi implementado na Cidade Maravilhosa em 6 de junho de 2012 e, em sua inauguração, começou a operar com o corredor TransOeste. Em 1° de junho de 2014, iniciou-se a operação do corredor TransCarioca, e em 9 de junho de 2016 foi inaugurado o corredor TransOlímpica, destinado para realização dos Jogos Olímpicos de 2016.
Desafios do BRT-Rio pós-Olimpíadas de 2016
Entretanto, principalmente após as Olimpíadas de 2016, o sistema BRT teve diversos desafios, como, por exemplo, a existência de diversos atrasos e grande superlotação nos ônibus, ocasionando uma greve no dia 1° de fevereiro de 2021. Com isso, todas as estações ficaram fechadas, mais de 170 mil pessoas tiveram que se deslocar de outros meios e o Município entrou em estágio de atenção.
Criação da Mobi-Rio e modernização do BRT
Nesse momento, esse sistema teve uma virada de chave. Em dezembro de 2021, foi criada a Mobi-Rio, empresa pública municipal que passou a administrar o sistema BRT. Neste seguimento, em fevereiro de 2022, ela assumiu a operação e, a partir daí, o BRT-Rio iniciou um processo de modernização.
Parceria entre Salestech e Mobi-Rio
Com isso, em 2023, se inicia a relação entre Salestech e Mobi-Rio, sendo a Salestech uma empresa que desempenha um forte papel como uma das fornecedoras de câmeras com inteligência artificial embarcada.
Resultados alcançados
Como fruto dessa parceria, já foram implantadas centenas de câmeras de monitoramento com Inteligência Artificial e diversos gravadores em diferentes estações do BRT, o que vem melhorando significativamente a segurança dos passageiros nas diferentes localidades.
Como um dos resultados, foi possível notar uma redução nos casos de vandalismo nos articulados, uma vez que, no início da gestão da Mobi-Rio, apenas 20% da frota não sofreu algum tipo de depredação. Hoje, 90% da frota mantém-se protegida e livre de vandalismo, considerando que os novos ônibus têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões e são monitorados por câmeras internas.
Nas estações, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução deve-se à reforma destes locais, com a instalação de mecanismos que dificultam depredações, bem como ao monitoramento da Mobi-Rio por câmeras de segurança.
Dessa forma, a Salestech vem apoiando significativamente a melhoria na qualidade de locomoção e segurança de 375.000 passageiros transportados diariamente pelo BRT-Rio.
Próximos Passos
Se você quer entender em mais detalhes como podemos apoiar seu órgão ou empresa com projetos tecnológicos de Segurança e IA, clique em “saiba mais” para falar com nosso time de especialistas e siga nossas redes sociais.
Parceiro: Intelbras
Fontes: https://brtdata.org/ ; https://prefeitura.rio/